Então, eu tenho lido muito sobre nutrição e observado isso mais no meu dia a dia e também durante minhas viagens, que felizmente ultimamente foram várias =).
A primeira coisa que se nota é que as comidas típicas são, em sua grande maioria, uma bomba calórica. Na verdade, eu não consigo recordar de nenhuma que não seja. Você consegue? Por favor, deixe um comentário!
Com um pouco de divagação em busca dos motivos disso, a razão que se sobressaiu foi a histórica dificuldade de se manter alimentado.
Bom, se a gastronômia é típica, então ela não é nova ou inovadora, e sim vem de um tempo no passado. Antigamente, antes da revolução industrial e da invenção dos veículos automotores, não existia essa fartura de comida fácilmente acessível, como hoje temos nos supermercados e pizza por tele-entrega.
No passado não era possível ter tanta certeza que amanhã encontraria-se comida e, também, a vida exigia muito mais trabalho braçal que hoje. Assim, a gente compreende porque as comidas eram tão calóricas quanto possível.
Felizmente, nos dias atuais, a situação é diferente para a maioria de nós e não precisamos
Apesar disso, a gastronomia regional está aí para nos deliciar com seus pratos. Eu fiz uma pequena coleção de fotos de especialidades que tive o prazer de provar:
Francesinha - Porto/Portugal
Wiener Schinitzel - Munique/Alemanha (apesar de ser típico mesmo de Viena/Áustria)
Wurst mit Brötchen (Pão com salsicha) - Alemanha
Sacher Torte - Viena/Áustria
Macarron - Paris/França
Käsespätzel (massa com queijo) - Alemanha
Torta Floresta Negra - Floresta Negra/Alemanha
Quindim - Pelotas/Brasil
(que absurdo, eu não tenho nenhuma foto comendo quindim. Providenciarei uma, a.s.a.p)
Café Colonial - Gramado/Brasil
Isso sem falar nos churrascos com uma gordurinha, todos os outros doces de Pelotas, acarajés, churros.. iiii a lista só vai.
Você já provou essas gostosuras? Qaul é a sua preferida? Se vcê quiser mandar uma foto sua provando um prato típico, ficarei feliz de postar aqui também.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se você está de dieta e sempre caí nessas armadilhas deliciosas enquanto viaja, assista a um vídeo que eu fiz para o Clube dos Persistentes com dicas de como viajar e não atrapalhar a redução de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu pitaco!