Até o Rafael me falar na possibilidade de vir estudar e morar aqui eu nunca tinha ouvido falar nessa cidade. Com um pouquinho de pesquisa, vi que seria uma boa ideia. Dois anos depois, quando viemos de mala e cuia (mentira, a cuia veio pelo correio depois), em pouco tempo me apaixonei.
Assim, apesar de especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades, e durante o curso ter estudado como se forma um bom munícipio, foi aqui que a palavra 'morabilidade' começou a fazer sentido para mim.
Vamos aos fatos:
* Foi aqui que o carro foi inventado por Gottlieb Daimler (não, ele não se chamava Mercedes. Aliás, ninguém da família dele). A fábrica e o museu ainda são aqui. Esse fato marcou e mudou a forma de vida e produção da sociedade.
* A Porsche também é daqui. Assim como a Bosch e a Kärcher
* a cidade está em 30º lugar no ranking mundial das melhores cidades para morar. (Ranking Mercer). Para questão de comparação, o município brasileiro melhor colocado é Brasilia, em 104º.
* A renda per capita (em 2008 - não achei dados atuais) é 4000 euros.
* Aqui acontecem a maior festa da primavera do mundo e a segunda maior festa da cerveja (a primeira colocada, claro, é a Oktoberfest em München).
*Ainda assim, a principel bebida da região é o vinho. Para qualquer monanha que se olhe, mesmo no centro, se vê um vinhedo.
* Tem água mineral de graça em bebedouros na rua em para encher sua garrafinha. Se me perguntarem acho o gosto horrível, mas é uma água muito saudável.
* Foi contruído aqui o primeiro túnel urbano do mundo e a primeira torre de TV em concreto.
* SEMELHANÇA COM PELOTAS: a Königstrasse, seu calçadão, é o maior da Europa, sendo considerado um shopping a céu aberto.
* Recebe um dos maiores festivais de cinema de animação do mundo.
* Mesmo sendo uma cidade MUITO industrializada, conta com imensas áreas verdes. Partindo da praça principal, um parque se extende por mais de 5 Km.
* Falando nessa praça, ao seu redor estão localizados dois castelos: o Altes Schloss, cujo início da contrução data do século XI e o Neues Schloss, novinho, de 1700 e alguma coisa.
* Durante Segunda Guerra, 142.000 bombas foram lanças sobre a cidades, causando a destruição de 39125 prédios, incluindo todas as fábricas da Daimler (Mercedes) e da Porsche.
Hoje a cidade é a coisa mais lindinha do mundo, mostrando a grande força que teve ao se reerguer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu pitaco!