quinta-feira, 1 de setembro de 2016

ESTADO OPINÁTICO DE ZUERA

É definitivo: vivemos num ESTADO OPINÁTICO DE ZUERA. Explico.
De zuera porque a piada vale mais que a discussão. Os memes suplantaram os artigos, os ensaios.
Não que eu seja contra o humor. Muito pelo contrário, quem convive comigo sabe que a ironia é meu segundo idioma. é por isso mesmo que entendo que as piadas podem ser úteis quando chamam a atenção para um fato relevante e começam um debate, um pensar crítico. O humor é positivo quando [e um meio e não um fim em sim. É negativo quando acostuma fatias inteiras da população a se informarem sobre o mundo e enxergá-lo através de uma única imagem com legenda engraçadinha.

E estado é opinático pois o que eu acho é o que importa, e não a lei. Importam o achismo, o drama e a polêmica. Somos todos juízes sem seremos juristas.
Explico mais, com exemplos. Há alguns meses, assisti a uma reportagem non Jornal do lmoço sobre uma professora da UFRGS que estava sendo processada por uma aluna que levou o filho para acompanhá-la em uma aula. O suporto crime: a professora entrou em sala de aula e imediatamente, ao ver a criança, pergntou friamente se seria obrigada a permitir a presença do menino. Mostrou a estudante, que aos prantos alegou que geralmente quem cuida do rebento é sua mãe, idosa e com cacêr em estado grave e que no dia em questão estava em tratamento médico. Mostra colegas que presenciaram a cena, mais drama. Mostra coletiva feminista das universitárias, mais polêmica. E só no finzinho, já de volta ao estúdio, a repórter informa rapidamente que não há regulação legal ou institucional que permitisse tal fato.

Ou seja, o que a lei diz é subalterno ao que eu sinto. A professora apenas quis se informar da sua obrigação legal e, pelo jeito, estava errada ao fazer isso.

Outro exemplo, também de reportagem da Globo/RBS é sobre as famílias com crianças deficientes . Começa mostrando o drama de cuidar de uma pessoa assim, mas também como elas são alegres e amorosas, sempre enfatizando as dificuldades financeiras. Por fim, reclamando que não tem acesso ao Benefício de Prestação Continuada (definição aqui) e que isso faria muita diferença na vida dos pequenos. Drama para cá, drama pra lá, falam rapidamente que as famílias tem renda superior os limite estipulado para receber o BPC. Ou seja, eles tão reclamando que não recebem aquilo a que não tem direito.

E o último exemplo, e mais medonho, foram as reações ao processo de impeachment. A grande maioria das pessoas (contrárias e a favor) não tinham esse posicionamento porque acham que não houve ou houve crime de responsabilidade fiscal. E sim uma gama de bizarrices desnecessárias do tipo "ela roubou a Petrobras", "destruiu o Brasil", "é arrogante",´"é uma guerreira", "lutou na ditadura" (esse é mais engraçado pois os dois lados o usam), "é durona", "é uma vaca", "Dilmãe", '"petista de merda", "não reconheço o temer"... Gente, whatever, diz qualquer uma dessas barbaridades na lei que preconiza o impedimento? Vocês leram a lei? Ah.. basta o que vocês acham..

Well, bem-vindo ao Estado Opinático de Direito. Só cuidado que podem cismar que você é o errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu pitaco!