quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Hoje almocei no Turco

Sim, eu não tava com vontade de ir no supermercado e depois ainda ter que cozinhar e fui almoçar fora.

Aqui na Alemanha não tem Bauru, como o Sanata nem lanchontes do tipo. O que mais se aproxima disso, na velocidade e quantidade existente são os Restaurantes de Kebab. Aqui na volta de casa tem, pelo menos, uns três. E eu já tenho o meu preferido, que eu acho mais limpinho.


Normalmente, eu como lá, uma vez por semana. Por isso, uma das coisas que eu mais sentirei falta daqui  é da comida turka, mais especificamente do Dönner Yufka (pronuncia-se algo entre 'dêna' e 'dona' e Yufka - desculpe pessoal da linguística e fonética)
Fonte da foto aqui.
Eu não sei explicar a história ou exatamente o que é. Mas para os curiosos superficiais, é como um pão fino enrolado com raspas de carne, cebola, repolha, alface, tomate, e um pouco de molho.

Natália, raspas de carne, o que é isso? 
Acho que é como um churrasquinho greco, porém sem ser nojento. É só a casquinha do churrasco. Onde eu almoço, tem de peru e rês ou de vitela. Esse é uma perdição.

Essa é a carne, mas é somente ilustrativa, não é daonde eu vou. Fonte da foto aqui.
E um tempo atrás, quando eu comecei a dieta, eu tava comendo só salada, e depois de uns três dias, eu precisava de alguma proteína. Eu já tinha a impressão que lá no Kebab tinha um prato de carne com salada. Fui lá e perguntei. e foi ai que eu descobri o Dönner Teller, ou como eu carinhosamente chamo Donatela. 


Meu almoço de hoje.
Além da salada e da carne, pode ser acompanhado de arroz ou fritas. Eu gosto porque não é aquela bomba pesada que cai no estomago e dói. É algo leve e com 'sustância', sabe?

Minha dica final é: se vier a Alemanha, ou outro lugar que tenha, prova o Dönner.