terça-feira, 19 de março de 2013

[Contagem regressiva: 10] Stuttgart, meu amor em números

Esse post faz parte da contagem regressiva para me despedir de Stuttgart.


Até o Rafael me falar na possibilidade de vir estudar e morar aqui eu nunca tinha ouvido falar nessa cidade. Com um pouquinho de pesquisa, vi que seria uma boa ideia. Dois anos depois, quando viemos de mala e cuia (mentira, a cuia veio pelo correio depois), em pouco tempo me apaixonei.

Enquanto moramos na nossa terra natal não temos o costume de pensar sobre 'morabilidade' e o que faz de uma região boa ou ruim para os habitantes. Ao mudarmos de cidade, principalmente para fora do país, essas questões ficam mais latentes e começam a fazer parte do nosso dia a dia.

Assim, apesar de especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades, e durante o curso ter estudado como se forma um bom munícipio, foi aqui que a palavra 'morabilidade' começou a fazer sentido para mim.

Vamos aos fatos:
* Foi aqui que o carro foi inventado por Gottlieb Daimler (não, ele não se chamava Mercedes. Aliás, ninguém da família dele). A fábrica e o museu ainda são aqui. Esse fato marcou e mudou a forma de vida e produção da sociedade.

* A Porsche também é daqui. Assim como a Bosch e a Kärcher

* a cidade está em 30º lugar no ranking mundial das melhores cidades para morar. (Ranking Mercer). Para questão de comparação, o município brasileiro melhor colocado é Brasilia, em 104º.

* A renda per capita (em 2008 - não achei dados atuais) é 4000 euros.

* Aqui acontecem a maior festa da primavera do mundo e a segunda maior festa da cerveja (a primeira colocada, claro, é a Oktoberfest em München).

*Ainda assim, a principel bebida da região é o vinho. Para qualquer monanha que se olhe, mesmo no centro, se vê um vinhedo.

* Tem água mineral de graça em bebedouros na rua em para encher sua garrafinha. Se me perguntarem acho o gosto horrível, mas é uma água muito saudável.

* Foi contruído aqui o primeiro túnel urbano do mundo e a primeira torre de TV em concreto.

*  SEMELHANÇA COM PELOTAS: a Königstrasse, seu calçadão, é o maior da Europa, sendo considerado um shopping a céu aberto.

* Recebe um dos maiores festivais de cinema de animação do mundo.

* Mesmo sendo uma cidade MUITO industrializada, conta com imensas áreas verdes. Partindo da praça principal, um parque se extende por mais de 5 Km.

* Falando nessa praça, ao seu redor estão localizados dois castelos: o Altes Schloss, cujo início da contrução data do século XI e o Neues Schloss, novinho, de 1700 e alguma coisa.

* Durante Segunda Guerra, 142.000 bombas foram lanças sobre a cidades, causando a destruição de 39125 prédios, incluindo todas as fábricas da Daimler (Mercedes) e da Porsche.

Hoje a cidade é a coisa mais lindinha do mundo, mostrando a grande força que teve ao se reerguer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu pitaco!