segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Devo ir morar com meu namorado?

Outro dia, conversando com uma amiga, ela me disse que daqui um tempo entrará nesse dilema. Não sei se vou ou se fico, nao sei se fico ou se vou, se vou eu sei que não fico, se fico eu sei que não vou. Como já cantaria Silvio Santos.

Eu fiquei pensando no assunto. Sim, eu tenho bastante tempo livre e acho que cheguei a algumas dicas genéricas e aplicáveis na maioria dos casos.

  1. Pense MUITO bem. pois esse é um caminho praticamente sem volta. Exceto por mudança de cidade a trabalho/estudo, poucas relações resistiriam a uma separação de casas depois do casal já ter morado junto. Não é sempre que se pode virar para o bem e dizer "Amore, eu vou me mudar da nossa casa, mas ainda quero continuar te namorando."
  2. Os primeiros tempos são uma amostra grátis do inferno. Sabe aquele cara lindo, engraçado e mega charmoso que você namora? Pois é, esse mesmo, ele tem manias e faz coisas no cotidiano que você ainda não percebeu mas vão te deixar louca. Vocês dois, muito provavelmente, tiveram criações diferentes, então aquilo que é super normal para você, pode ser bem estranho para ele. Exemplo pessoal: meu esposo, quando fomos morar juntos, não enroscava completamente a tampa nos potes e nem tirava todo o lacre metálico da margarina. Eu era acostumada a segurar os potes pela tampa e seguidamente derrubei maionese pela casa toda. Raiva.
  3. Rituais femininos. Sabe o jeitinho que você se arruma em casa, por horas, antes de ele ir te buscar? Você terá de fazer isso na mesma casa, trancada no quarto ou no banheiro.
    Além do mais, no namoro, nós tentamos estar sempre lindas para eles e a cada encontro deixar ele estonteado pela nossa beleza. Morando junto, por outro lado, ele vai nos ver nos nossos piores momentos: olheira, remela, depilação por fazer, pijama do Mickey.
  4. VDM vida de merda. Sabe aqueles dias, que você brigou com o chefe, o almoço não caiu bem e a dor de cabeça é sua companhia e por fim, você liga para o bem e diz que não poderá vê-lo pois quer ir para casa descansar? Isso não vai mais existir. Você vai encontrá-lo e talvez ainda tenha que passar no supermercado antes e limpar a cozinha antes de poder se deitar.
  5. Bagunça a dois. Ainda nos dias cansativos, você vai deixar coisas espalhadas ao chegar, no caminho entre a porta e a cama. Ele vai fazer o mesmo. E vai ser difícil concilhar o direito de ser livre em casa e o direito de ter uma casa ajeitadinha. Exemplo pessoal (esse ainda rola até hoje): a primeira coisa que faço ao chegar em casa é tirar os calçados e deixo no primeiro cantinho que vejo. Meu esposo tem o mesmo costume. Mas eu uso sapatilhas ou sapatos número 35, são pequeninhos. Ele usa tênis altos, número 44. Eu tropeço neles, quase caio. Se estão embaixo da mesa, eu não tenho onde por meus pés. Já os meus sapatinhos são quase fetiche. (ok, esse é a minha visão, benhê, se tu estiver lendo e quiser deixar teu lado ai nos comentários, fique a vontade)
  6. WTF é isso pra mim. Tire um tempo e se pergunte o que realmente significa para você esse 'morar junto'. Veja se é só uma forma financeiramente favorável, ou se é porque é mais perto do seu trabalho. É para ser temporário, até você poder pagar seu próprio apê, ou deve evoluir para um casamento? Significa um upgrade no relacionamento ou é apenas um arranjo imobiliário? Você quer ficar noiva? Depois de isso bem claro na sua cabeça, converse com ele. Se ele dizer que nem pensou ainda, dê um tempo para ele analisar. Veja se vocês estão com a mesma visão do que está acontecendo.
  7. Futuro do relacionamento. O que você quer para o futuro de vocês? Um casamento tradicional? Um cachorro? Filhos? Nada disso? E ir morar junto, faz parte desse futuro? Encaixa? Tem muitas mocinhas que sonham com um pedido de casamento e acham que morar junto é um casamento, logo perdem a chance de ter seu senho realizado.
  8. $$ Dinheiro $$. Esse é um fator super importante na vida, sim. Vocês falam abertamente sobre grana? Sabem quanto cada um ganha? Quem vai pagar o que pela nova moradia? Vão dividir 50/50 ou de maneira proporcional?
  9. Quero sair daqui. Nunca se coloque numa situação que você não tenha como sair dela facilmente!! Explico: se você está saindo da casa dos pais para a do namorado e algo der errado, o que você vai fazer? Vai voltar para a antiga casa? Alugar algo sozinha? Tem dinheiro para isso? Vai ficar com vergonha de voltar para os pais 'com o rabinho entre as pernas'? Isso tudo vai fazer você aguentar algo no relacionamento só por não ter um escape?
  10. Morar COM ele ou morar JUNTOS. Ele já mora sozinho e você que vai para lá, como uma hóspede permanente? Ou vão começar a casa do nada juntos? Essa questão é de fundamental importância, pois na primeira, apesar de você poder se sentir uma intrusa nos primeiros tempos, é mais fácil para dividir as finanças (afinal, ele já sabe tudo que gasta) e para uma possível separação. A segunda é mais próxima da realidade de um casamento, com todas suas glórias e dores.
  11. Existem coisas boas. Nessa lista eu enfatisei as pedras no caminho pois a gente tende a achar que vai ser um mar de rosas e só pensar nas coisas boas. Dessa forma, eu não precisei tocar muito nelas. Mas pode ser sim muito bom morar com o namorado, namorido, marido. É ótimo ter sua companhia perfeita sempre ao lado, vocês irem construindo aos pouquinhos a sua história.

Um comentário:

Olá! Deixe seu pitaco!