quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Preconceito ou estatistica?

Obs. 1: meu teclado nao tem acentos e til.
Obs. 2: Vamos conversar e nao nos xingar.

Vejo muitas reclamaçoes por ai, contra empresas, novelas, filmes, escolas. Algumas delas com fundamentos, outras nao. E outras talvez. E eh a respeito dessas ultimas que eu falar.

Tem coisas que eu concordo que deveriam ser diferentes, mas nao pelo mesmo motivo.

Por exemplo: as propagandas de produtos de limpezas que tem seu publico alvo nas mulheres.
Isso eh um preconceito ou apenas eles focam em quem na grande maioria das vezes faz essa tarefa domestica?
Eh missao do marketing mudar os paradigmas (milenares) da sociedade?

Exemplo 2: novelas que tem personagens negras que sao empregadas domesticas
Eh sabido que as profissionais que recebem menores salarios sao mulheres negras.
Novamente quanto a funcao, a televisao tem que retratar a sociedade, tentar muda-la ou mostra-la da forma ideal?

Com certeza, eu quero comerciais de alvejante com homens (preferencialmente sem camisa), mas nao por uma justica social (na minha opiniao obtusa) e sim por eles comprarem tantos e limparem tanto a casa como nos. Da mesma forma, que eu quero ver todos os tipos de profissionais de todas as cores na TV desde que seja um espelho da sociedade, que ela sim, seja assim.

Outra peticao internetica que me pareceu exagerada (eu ainda nao vi todo o video, apenas li releases) foi a que tirou do ar um comercial do Gol, da VW, que tinha um gato preto sinalizando azar.

Um comentário:

  1. Bom questionamento. Quanto ao primeiro caso acho que a resposta à pergunta "Eh missao do marketing mudar os paradigmas (milenares) da sociedade?" vai depender da empresa. Algumas empresas tem a missão de mudar o mundo (não necessariamente para melhor) enquanto outras só querem mais dinheiro mesmo. Enquanto o primeiro vai querer mudar alguns paradigmas o segundo vai agir sempre em busca de maximizar o lucro.

    Em relação à arte tem aquela diferenciação entre arte (entretenimento) e arte engajada (deve haver um termo melhor para isso). A primeira não tem objetivo de mudar nada, já a segundo pode ter. Ou pode ser que em algumas situações o objetivo seja justamente manter o status quo.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu pitaco!