quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O que aprendi com Lisa Simpson

Na verdade, o título deveria ser "qual dos meus pensamentos reafirmei após ver que a Lisa pensa da mesma forma", mas do jeito que está é mais sonoro.

Eu venho tentando, e acho que com bastante sucesso, aproveitar ao máximo meu ano sabático para expandir meus horizontes culturais. E isso quer dizer que venho tentado experimentar coisas para quais, normalerweise normalmente, eu faria cara de nojinho ou teria preguiça.



Nesse intuito, muitas vezes quando estou jogada no sofá querendo o trio seriado-pepsi-pipoca, vem o pensamento "levanta tchê, tu não viesse pro outro lado do mundo para ficar dentro de casa com o trio alegria". E então, saio, vou a museus, à minha querida biblioteca (falei dela aqui). Ou só uma simples caminhada no parque e uma ida no supermercado (eu acho que dá para antropologicamente aprender muito sobre uma sociedade através de seus mercados, mas isso é assunto pra outro post).

Mas outro dia, não teve jeito, eu estava assistindo Simpsons - um episódio em que eles vão para a China e o Homer só quer ir a restaurantes americanos. E a Lisa, mais uma vez brilhante, fala que se as pessoas se prestam para sair de casa, pagar (caro) pelas passagens de avião, cuida do passaporte e do visto e todos os outros transtornos que uma viagem para longe, enfim, se as pessoas fazem tudo isso e para conhecer coisas novas, sair da zona de conforto, sair melhorado dessa experiência.

Aí lembrei de uma postagem que li num fórum de brasileiros na Alemanha, de uma senhora que viria passar uma semana em Frankfurt e queria saber onde tinha um restaurante brasileiro. Pow, vai comer pão com salsicha, tomar cerveja morna, brezel, berliner.. Arroz com feijão tu come em casa né Dona?

Tem uma piada verídica na minha família que conta que quando meus tios eram crianças, minha vó e eles foram fazer uma visita a uma conhecida que querendo agradar os pequenos ofereceu dois tipos de doce: goiabada e figo em calda. E prontamente meu tio-dindo respondeu "Quero Figo, goiabada eu como em casa".

E esse pensamento reforça o anterior e por isso eu já provei 'churrasco' de salmão (na verdade era Salmão na brasa, mas gaúcho longe dos pampas vê churrasco em tudo que pode), peixe frito, linguiças de diversos tipos, apesar de suas aparências inicialmente desagradáveis, comida chinesa, as comidas turkas (para as quais já declarei meu amor aqui) ...

E assim sigo, me forçando a curtir! ai coisa ruim...