segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Os Nazis dão as caras

Olá, como vão?

Acho que a primeira impressão ou a mais forte relaçao que fazemos com a Alemanha são as Primeira e Segunda Guerra e o Nazismo.

Ao pesquisar, sobre como seria me adequar a vida aqui li, em mais de um lugar, orientação para não tocar no assuno das guerras até que a pessoa alemã o faça. Ok.



Nos primeiros dias aqui, eu tinha um certo medo dos Neo-nazi que agora, atacam estrangeiros. E assim, eu preferia tentar falar inglês na rua. Pois mesmo inglês sendo uma lingua estrangeira, ainda é melhor que português.

Com o tempo esse medo foi passando, já que eu não via nenhum movimento desse grupo. Além do mais, outro dia em aula, enquanto fal[avamos de partidos politicos, eu perguntei se realmente existia um partido nazista e me responderam que não. Porém, nas Olimpíadas recentes, teve um atleta que foi orientado a se afastar por suspeitas deligação com esse partido.

Cheguei a conclusão que o grupo existe, mas não de forma oficial. Mais adiante, no curso, ao falarmos sobre o feriado que se aproxima, 3 de outubro, dia da Reunificação da Alemanha, a professora comentou que perto dessa data sempre ocorre a 'marcha' dos Nazi e simultaneamente uma marcha contra eles.

E então, finalmente, vi um cartazinho convidando pra marcha contra dos Nazi e também esse da foto:

No adesivo de cima diz "Faça com.." E mostra o bonequinho colocando a Suástica no  lixo. E no de baixo diz "Nunca mais guerra, nunca mais Fascismo. Neonazis parem!"

Eu vou me informar mais, para saber se preciso ficar em casa nesses dias ou se é seguro sair na rua. Brasileiro sempre tem medo.