sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Custo de vida na Alemanha


Como eu comentei no Facebook, eu estou surpreendida com os preços. Algumas coisas tããããõ mais baratas e algumas outras bem mais caras que no Brasil.

Para efeitos de simplificação, você pode pensar que 1Euro vale 3 Reais. A cotação de compra de hoje 13/09/12 é 1 Euro = 2,78 Real.

Nos primeiros dias eu achava que tinha feito uma descoberta científica merecedora de Nobel a cada preço novo que aprendia.



Hoje já estou um pouco mais acostumada, mas para não perder a ideia vou falar sobre as coisas que mais me surpreenderam:

a. Hidratante labial da Bepantol (aquele da pomada) suuuuuuuper restaurador
b. Vinho Merlot francês (garrafa de 750 ml)
c. Sobremesa tipo Danete (com 200 g)
d. Iogurte com pedaços de frutas e cereais (pote de 250g!)
e. Suco de frutas, maçã ou laranja, 100% suco (caixa com 1,5l)
f. Toalhinhas umedecidas com produto para limpar oculos e celular (caixa com 50 unidades embaladas uma a uma)
g. Carro popular 'completo' (ar-condionado, trava, airbag, alarme e essas coisas normais)
h. Blusão fino com lã de carneiro e angorá na composição
i. 10 meses de aluguel de um quarto numa casa com três quartos, em umbairro ao lado do centro.
j. Entrecot (1 Kg)

E os preços, começando pelo mais barato:
1º  Danete = € 0,19
2º Iogurte = € 0,29
3º Toalhinhas = € 0,89
4º Suco = €1,15
5º Vinho = € 1,89
6º Hidratante Labial = € 3
7º Blusão fino = € 20
8º Entrecot = € 30 !!!
9º Carro = € 4000
10º 10 meses de aluguel = € 6500

Pensar nessas coisas, me deu uma vontade de fazer compras...