sábado, 27 de outubro de 2012

[Dicas de Paris] Torre Eiffel - como e por que subir?

Vamos começar do começo:

Por que subir? Porque é lindo! Se eu pudesse, estaria lá em cima até agora.  Bom, desde que subi as torres da igreja de Ulm, a mais alta do mundo, agora qualquer passeio que tenha a opção de ficar  alguns (muitos) metros do chão me parece ótimo. Desde que não balance, é minha única restrição.



Foto tirada do topo da Tore Eiffel - veja a sombra!

A Torre Eiffel tem três pisos, o mais alto a 324 m de altura. Não há um elevador direto para o terceiro andar. É necessário ir até o segundo andar e lá trocar de elevador. Apenas até o segundo é possível ir pela escadaria. Eu recomendo fazer toda a 'viagem' de elevador, já que no Arco do Triunfo e na Notre-Dame só tem escadas, então vamos 'economizar' pernas para quando for estritamente necessário.

Os ingressos podem ser comprados pela internet com  dia e hora marcados no site oficial da torre, aqui em português. O horário marcado é só para subir, depois de estar lá em cima os visitantes podem ficar o tempo que desejarem - ou os pés aguentarem.

Foto tirada no  Arco do Triunfo

A principal vantagem da compra antecipada é o corta-filas. Eu fui numa segunda-feira de outubro e foi realmente sem filas para entrar. Ótimo. Porém, dentro da Torre tem muitas filas para pegar os elevadores entre os andares.

A principal desvantagem é a dependência do clima. Em alguns dias, quando está muito nublado, a Torre é fechada. Eu não sei como é feito para reagendar os passeios. No domingo em que cheguei a Paris, estava muito nublado, com tanta névoa que não era possível enxergar o torre. Eu fiquei muito nervosa, pois no outro dia seria meu passeio. Felizmente, deu tudo certo e o ceu estava azul quando subi.

Imprima seu bilhete com carinho, em uma impressora boa e não dobre ou amasse, já que tem um código para ser lido eletronicamente na entrada e a máquina é bem sensível. Depois, perto do horário, cinco ou dez minutinhos antes, vá a qualquer uma das entradas.

É importante se vestir adequadamente, lembrando que a mais de 300 metros de altura é frio e venta muito sempre. As mulheres se sentirão mais confortáveis de cabelo preso ou com uma boina. Eu fui na segunda opção, só tirei para tentar uma foto de cabelo solto.

Foto tirada do topo da Torre de Montparnasse. Confira esse passeio aqui.

Para aqueles que querem tirar fotografias da cidade, o melhor é o segundo andar. Do terceiro, só panorâmicas mesmo ou com uma câmera muito bom.

No terceiro andar há um Champagne Bar. Mas não espere muita coisa, é só um balcãozinho que vende Champagne e nada mais. As taças são  de plásticos com um design diferente, não tem 'pé' e vem com 100ml. Os preços (em outubro de 2012) são a partir de 10 Euros. Eu li comentários de pessoas que acharam 'chinelo' e outras, um luxo. Eu estava comemorando um ano de casamento e então tomamos a bebida, eu achei ótimo!


Em todos os andares tem uma placa avisando para ficarmos atentos aos batedores de carteira. Como eu fui com casaco, todos os documentos importantes estavam nos bolsos internos e então não prestei atenção se existia mesmo esse risco. Mas é bom ficar atento. Sempre.