sábado, 27 de outubro de 2012

[Dicas de viagem] 10 Maneiras de fazer espaço sobrar na mala

Olá!

Se você é como eu, deve gostar de levar tudo na mala, comprar muitos souvenirs e ainda voltar com a mala leve, não? Esse é o sonho de todos os viajantes.

Eu sou uma pessoa muito organizada, medrosa até, de que falte alguma coisa ou eu precise de algo e não tenha. Assim, nunca consigo sair com bagagem pequena.



Porém aqui na Europa tem várias companhias aéreas de baixo custo que só permitem levar bagagem de mão. E para quem viaja de trem ou de ônibus também não é muito fácil levar uma mala gigantesca.

A mala dele e a mala dela. Você consegue adivinhar qual é qual?

Então eu colecionei algumas dicas para facilitar a ida e a volta. Primeiro os conselhos 'clássicos':

1 - Leve uma quantidade de roupa de acordo com quantos dias ficará fora.
2 - Se for uma lugar friozinho, pense em se vestir usando a técnica cebola de várias camadas de roupas. Assim, você sempre terá uma regatinha a mão, caso esquente.
3 - Confirme se seu hotel disponibiliza chinelos, toalhas e Shampoo. Eu sei que para a mulherada é mais complicado usar um shampoo desconhecido, então essa dica é mais para a torcida masculina.
4 - Faça rolinho com as blusas e calças para ocuparem menos espaço.
5 - Guarde aquelas embalagens de lençol que são feitas de plástico transparente e zíper. Acho ótimas para viagens.


Agora uns conselhos que ouvi poucas vezes mas fazem uma grande diferença:

6 - Quem viaja para lugares quentes ou que não sejam úmidos demais, pode levar uma barrinha pequena de sabão de roupa e lavar à noite roupas íntimas e blusinhas, que pela manhã, no máximo na outra noite, as roupas já estarão secas e prontas pro segundo uso.

7 - Use aquelas meias, cuecas e calcinhas velhas e descarte, afinal, elas já estão merecendo a lixeira mesmo. Assim, sobra uns espacinhos. Li esse conselho nos comentários de um blog sobre viagem, e inicialmente achei ineficaz. Porém, ao arrumar a mala, vi o volume de meias que meu esposo levava e me dei de conta que seria uma boa ideia.

8 - Viaje sempre usando a roupa mais volumosa que irá levar, desde que não seja muito desconfortável. Eu sempre viajo com o maior casaco e calçado. Normalmente no avião ( e também nos trens e onibus) tem um espaço para eu guardá-los se eu sentir calor.

9 - Use miniaturas e amostras grátis de cosméticos. Aqui na Europa as miniaturas são facilmente encontradas em qualquer farmacia, quem vem pode deixar para comprar aqui. E também existem kit de potinhos vazios para colocar os cremes que você usa em casa.
Infelizmente no Brasil, eu só vi para vender o kit da Natura, mas eu acho um absurdo pagar R$90 por uma necessarie chega de potes vazios. Quando eu morava aí, eu improvisava com potinhos de remédios de manipulação e outros pequenininhos que a gente acaba juntando em casa.

10 - A dica final é descartar os potinhos, ou pelo menos os conteudos que restarem para não 'fazer peso'. Eu, como já disse, sou medrosa e exagerada, e sempre levo creme a mais nos potinhos. Na última viagem, eu esvazei eles e trouxe na bolsa (por isso era importante ser bem leve) e em substituição na mala pude trazer muitas bugigangas de lembrancinhas.

Por enquanto são essas minhas dicas. Se vocês tiverem mais alguma, por favor, deixe um comentário.