sábado, 27 de outubro de 2012

[Dicas de Paris] Como não pegar filas no Louvre

Olá!
Vou contar como fiz e como você pode fazer para não pegar filas para entrar no museu.

1. Compre o ingresso antes. Não sei se é possivel comprar o ingresso pela internet. Eu tinha o Parispass e o MuseuPass, então eu não precisei entrar na fila da bilheteria (aqui eu conto como comprei o Parispass).



2. Não vá pela entrada principal, a da Pirâmide. Eu sei, é linda, mas depois de duas horas na fila, você não vai achar mais linda. Além de ter gasto uma energia preciosa para conhecer o museu. Eu fui de metrô, fui seguindo as plaquinhas e quando vi tava dentro do Louvre.

Li também que outra possibilidade é ir pela porta dos leões.

Importante saber que a conferência dos ingressos é feita  no topo das escadas rolantes. Então você pode ir no banheiro e no guardavolumes antes.

3. Guardavolumes: Bom tente não levar muita coisa. Lá os casacos e as mochilas são guardados em lados diferentes da entrada princiapal. O que significa duas filas na entrada e duas na saída.

4. Horários: O museu fica aberto das 9 às 18 e às quartas até às 21:45. Sendo que as salas começam a serem fechadas 15 minutos antes.

Eu fui numa quarta-feira de outubro às 16:30 e como não peguei filas, rapidamente pude começar a ver as obras. Algumas salas estavam bem vazias e outras, perto das obras mais famosas,  tinha um movimento mais intenso. Porém, mesmo esse movimento intenso não era tão intenso como eu estava imaginando. Eu imaginava que era aquele empurra-empurra, em que a gente anda no fluxo, sem poder escolher e olhar direito. Não foi assim.

Mesmo na Vênus de Milo, que foi uma das primeiras obras famosas que vi, foi tranquilo. É só esperar uns minutinhos e se consegue olhar bem de pertinho e tirar uma boa foto.

5. Entre no site do Louvre (aqui), olhe o mapa. Tem a animação em francês e inglês e o pdf em português. Baixe o arquivo, imprima e anote o que você quer mesmo ver. Eu sugiro, já escolher de antemão algumas partes para não ver. Não dá para ver tudo com qualidade numa primeira visita, e eu prefiro ver menos com qualidade.

Nós fizemos nosso mapa começando pelo Louvre Medieval e deixando o primeiro andar,com mais obras famosas inclusive a Mona, para o final.

Me arrependi do Louvre Medieval, pois não são objetos da idade média e sim ruínas do castelo que ficam sob o prédio.

Nossa estratégia de deixar a Monalisa para o final super funcionou, pois a medida que o tempo passava menos pessoas estavam lá. No final acho que tinha apenas umas dez pessoas nessa sala.

Dança ao ritmo de Gaiola das Cabeçudas.
 Se você não conhece, por favor, procure no Google, seu inculto.
6. Faça uma pausa. No meio do passeio, vá a um dos cafés próximos da pirâmide invertida, se alimente, tome bastante água. Eu cheguei até a tirar o tênis por uns minutinhos. Eu sei que não é muito bonito, mas eu pensei 'as pessoas que não olhem, eu tô aqui, preciso de uns minutinhos  e elas nunca mais vão me ver na vida.'

Eu gosto de além de descansar o corpo descansar a mente, pois ir num museu desse porte é um exercicio mental pesado. A gente tenta entender as obras, fazer conexões, além de trabalhar com a frustração de não poder dedicar atenção decida a cada coisa linda que tem. Então, se der, leia algo leve, veja um video engraçado ou jogue no celular.

Cara de cansada e satisfeita após cinco horas de passeio.
7. Fotográfe de acordo com as regras. Quando eu fui, era permitido fotografar desde que sem flash e sem tripé. Mas tinhas umas pessoas que não tavam nem aí e jogavam flash nas pinturas, e tem algumas que não tem vidro de proteção. Por favor, não faça isso. Além de mostrar arrogância e ignorância, pode parecer que você não sabe desligar o flash e danificar as obras de arte.

8. Se contente em não ver tudo. Teve um momento em que a gente percebeu que não estavamos mais curtindo e apreciando, apenas olhando para cumprir o protocolo, acho que isso foi por volta das nove da noite, ou seja, ainda nos restava 45 minutos até fechar. Apesar disso, decidimos ir para casa. Saímos pelas pirâmides, tiramos muitas fotos noturnas. Claro, com muito cuidado por causa dos 'vendedores-ladrões'.

E você, tem mais dicas?  Comente!